Posted by : Menino Rez 7 de set de 2016

Resultado de imagem para Pokemons using choice items
Aula 4: Os itens mais comuns e o TeamBuilder!

No competitivo é proibido o uso de qualquer item. Não podemos usar potions ou revives, e por isso dar um item para o seu Pokémon segurar é algo extremamente importante! Junto do melhor item nós precisamos ter o balanceamento adequado dos EVs de um Pokémon. Na aula de hoje irei apresentar os melhores itens e ensinar a decidir quais EVs colocar em seu time! Preparados ? Vamos lá !

Os Melhores Itens
-Choice Itens-

Os choices Itens dão para qualquer Pokémon um boost em um status específico, mas prendem o Pokémon em um ataque só. Parar colocar um Choice Item você precisa escolher bem os movimentos do Pokémon que vai carregar o item e analisar o time inimigo. Com um Choice Item você tem duas escolhas: Bater em tudo que vier na sua frente usando um movimento que destrói toda a equipe inimiga ou derrubar apenas um ou dois Pokémons inimigos até ser forçado a trocar. No caso de troca, tome cuidado: o adversário pode prever facilmente e te counterar ! Os Choice Itens são:

Choice Scarf – Um tipo de cachecol/lenço que irá aumentar a velocidade do seu Pokémon em 1.5x, mas como dito anteriormente, irá prendê-lo em um único movimento até que a troca seja feita.

Choice Band – Uma bandana que irá prender seu Pokémon em único movimento em troca de 1.5x mais atk.

Choice Specs – Um óculos (Juro que não entendo esse item) que aumenta o special atk de qualquer Pokémon em 1.5x.


Itens de Recuperação

Itens que de alguma forma irão ajudar o seu Pokémon a se recuperar. Seja de um status negativo ou simplesmente trazer o HP de volta. Os mais usados são:

Leftovers – O seu Pokémon irá consumir essa maçã um pouquinho a cada turno. A cada turno que se passa, a Leftovers restaura 1/16 de HP.

Black Sludge -  Possui o mesmo efeito da Leftovers, mas apenas Pokémon do tipo Poison podem utilizar esse item. Caso um Pokémon que não for do tipo Poison utilizar a Black Sludge, ele perderá 1/8 de seu HP a cada turno.

Lum Berry – Uma Berry que cura qualquer status negativo que seu Pokémon tiver, seja ele poison, sleep, burn e etc.

White Herb – Uma erva (hehe) que irá curar qualquer queda de status que seu Pokémon tiver. (Ex. Quando o inicial de nosso rival utiliza Growl ou Tail Whip ele diminui nosso status. White Herb cura a primeira queda que sofrermos)

Sitrus Berry – Quando o HP de seu Pokémon ficar abaixo da metade, a Sitrus Berry é ativada e cura 1/4 do HP total.

Chesto Berry – Muito utilizada em Pokémons que dependem do movimento Rest para durar mais tempo na batalha. Acorda o usuário no momento em que ele começar a dormir.

Weakness Policy – Esse item dobra o Atk e SP Atk de um Pokémon que receber um golpe super efetivo.

Itens Defensivos

Assault vest – O Pokémon que utilizar esse colete terá sua Sp Def aumentada em 1.5x, mas não poderá usar movimentos de suporte. (Ex. Taunt, Dragon Dance, Toxic e etc.)

Eviolite – Aumenta tanto a Def quanto a Sp. Def em 1.5x de qualquer Pokémon que ainda pode evoluir, como a Chansey e o Dusclops. Ao contrário do Assault Vest, eles ainda podem usar movimentos de suporte.

Focus Sash – O Pokémon que utilizar esse item sobreviverá a qualquer ataque que for 1HKO. Tem o mesmo efeito da habilidade Sturdy, por isso só funciona se o HP estiver cheio!

Rocky Helmet – Quem atacar um Pokémon que usar esse capacete espinhoso sofrerá perdendo 1/16 de seu HP. É um excelente item para Pokémons defensivos.

Air Balloon – Um balão que faz qualquer Pokémon levitar. Serve para dar imunidade ao tipo Ground. É comum de ser utilizado em Pokémons do tipo elétrico, pois assim ficam sem fraquezas, ou em Pokémons que recebem um dano x4 de Ground. Ele estoura quando o Pokémon receber o primeiro golpe.

Itens Ofensivos

Life Orb – O dano de um usuário de Life Orb é 1.3x mais forte, mas a cada golpe que ele der sofrerá com o custo de seu grande poder: 1/10 do total de seu HP é perdido!

Expert Belt – Qualquer movimento que seja super efetivo irá causar 1.2x mais dano!

Scope Lens – As chances de seu Pokémon acertar um critical hit aumentam em 1 estágio quando equipado com esse item.

Existem diversos outros itens que aumentam o poder de um tipo específico em 1.2x! São eles:

Mystic Water – Water
Black Glasses – Dark
Black Belt – Fighting
Charcoal – Fire
Dragon Fang – Dragon
Miracle Seed – Grass
Poison Barb – Poison
Sharp Beak – Flying
Silk Scarf – Normal
Soft Sand – Ground
Spell Tag – Ghost
TwistedSpoon – Psychic

Berries e Proteção

Existem também algumas Berry’s que são capazes de diminuir um dano super efetivo que seu Pokémon receber! Aqui vai uma lista de qual Berry enfraquece qual movimento super efetivo!

Occa – Enfraquece um dano super efetivo de fogo!
Passho - Enfraquece um dano super efetivo de água!
Wacan - Enfraquece um dano super efetivo elétrico!
Rindo – Enfraquece um dano super efetivo de grama!
Yache - Enfraquece um dano super efetivo de gelo!
Chople - Enfraquece um dano super efetivo lutador!
Kebia - Enfraquece um dano super efetivo de veneno!
Shuca - Enfraquece um dano super efetivo de terra!
Coba - Enfraquece um dano super efetivo voador!
Payapa - Enfraquece um dano super efetivo psíquico!
Tanga - Enfraquece um dano super efetivo de inseto!
Charti - Enfraquece um dano super efetivo de pedra!
Kasib - Enfraquece um dano super efetivo fantasma!
Haban - Enfraquece um dano super efetivo dragão!
Colbur - Enfraquece um dano super efetivo sombrio!
Babiri - Enfraquece um dano super efetivo de aço!
Chilan - Enfraquece um golpe do tipo normal!

Mexendo com o TeamBuilder!

Agora que temos uma noção maior de quais itens são populares no competitivo, podemos montar o líder da nossa equipe! Nesse caso, estaremos criando o Esquadrão Alola

‘’Disseram que minha chama estava apagada, que meu tempo havia passado. Fui tolo, acreditei. Agora percebo o quanto estava errado por pensar assim por tantos anos! Sou Agnarr, o Darmanitan! Vou provar para todos que ainda posso liderar uma equipe! Minha chama está mais viva do que nunca!’’

Esse será nosso glorioso líder! Com um passado violento, Agnarr está de volta ao jogo! O primeiro passo para criar um Pokémon competitivo é analisar seus status e suas habilidades! Vamos lá:

HP – 105
Atk – 140
Def – 55
Sp. Atk – 30
Sp. Def – 55
Speed – 95

Numa análise bem simples podemos perceber que Agnarr não possui uma boa defesa, e muito menos poderes especiais. O seu forte é o imenso HP e seus ataques físicos! Ele será um WallBreaker! Com isso em mente, vamos ao TeamBuilder!

(Para a próxima parte, utilizarei prints do meu celular para facilitar a explicação) 





Após abrir o TeamBuilder do Showdown, obviamente iremos criar uma nova equipe. Podemos dar um nome à ela e decidir o formato, que se trata da tier em que iremos jogar. Eu escolhi OU por ser a tier onde qualquer Pokémon (Exceto Ubers) é permitido. Depois disso, simplesmente adicione um novo Pokémon na equipe.






A habilidade de Agnarr será Sheer Force: qualquer movimento que tiver um efeito secundário irá dar 1.3x a mais de dano, mas irá anular seus efeitos secundários. O set de movimentos de um Pokémon deve extrair o máximo da habilidade, assim nosso Pokémon alcança seu potencial máximo!

Agora, quanto à distribuição de EVs: Eles são apenas valores de esforço, são pontos extras nos status que nós trabalhamos para melhorar. Muita gente acredita que equilibrar todos é uma ótima forma de usar o Pokémon, mas estão enganadas. De nada adianta investir em Sp. Atk no Darmanitan, pois não usaremos! A melhor dica é sempre investir nos três status que mais serão usados. Para o Agnarr queremos: HP, Atk e Speed!

Nos melhores status colocamos 252, e no ‘’secundário’’ colocamos apenas 4. Agora precisamos decidir a nature dele! Você não precisa decorar ou aprender nenhuma delas, pois o Showdown insere automaticamente. O macete é o seguinte: colocaremos ‘’+’’ no status que mais queremos e ‘’-‘’ no que não será utilizado. Quero que o Agnarr ataque o mais rápido possível, por isso o ‘’+’’ ficará em Speed e o ‘’-‘’ no Sp. Atk, que ficará menor ainda! Percebeu ? Tiramos de Sp. Atk para colocar em Speed! O ‘’+’’ e ‘’-‘’ é o que decide a nature. Perceba que nossa escolha fez dele um Jolly Pokémon!

(Dica pessoal: Tente sempre colocar ‘’-‘’ em Atk ou Sp Atk, pois as defesas podem fazer toda a diferença! Mas se o seu Pokémon for Mixed, tirar de uma defesa vai ser o jeito! Caso não seja, evite ao máximo!)


Para finalizar a montagem do nosso Darmanitan falta apenas seus movimentos e seu item. Os movimentos que escolhi foram:
·         -Flare Blitz – Irá destruir qualquer barreira por ser STAB, e apesar de ter recoil, não iremos recebê-lo devido ao Sheer Force.
·        -Earthquake – Não possui um efeito secundário muito útil, mas só por tê-lo receberá bônus de dano.
·       - Superpower – Não receberemos a queda de status e teremos um poderoso golpe lutador com 156 de base Power!
·        -U-Turn – Só para podermos fugir caso o terreno não esteja pronto para um sweep.

Para causar um estrago ainda maior, nosso item será Choice Band (Por enquanto, pois como eu disse no primeiro tutorial, estar em constante mudança é essencial no competitivo).
(Se você quiser jogar com o Agnarr, basta ir no TeamBuilder e clicar em ‘’Import/Export’’. No espaço que surgir, cole as características dele. Apenas copiando isso fará com que ele fique em seu TeamBuilder)

Agnarr (Darmanitan) (M) @ Choice Band
Ability: Sheer Force 
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe 
Jolly Nature 
- Flare Blitz 
- Earthquake 
- Superpower 
- U-turn

O Resto do Esquadrão Alola

Estamos quase prontos para nossa primeira batalha! Aceito sugestões de parceiros para o Agnarr! Deixo aqui minhas sugestões, caso queiram votar.

- Florges
- Venusaur
- Quagsire
- Kingdra
- Roselia

Na próxima aula irei ensinar estratégias para se usar no competitivo! O combate está próximo!
(Sinta-se livre para criar uma equipe para jogar com o Agnarr, pode até mesmo me mandar replays das batalhas ou sugerir a equipe que usou! Seria bem maneiro! :3)

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Bom,eu fiz uma equipe bem base,testei ela mais não achei nenhum Replay muito bom ,aqui esta como eu usei o Agnarr :

    Agnarr (Darmanitan) (M) @ Choice Band
    Ability: Sheer Force
    EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
    Jolly Nature
    - Flare Blitz
    - Earthquake
    - Superpower
    - U-turn

    Katara (Blastoise) (F) @ Blastoisinite
    Ability: Rain Dish
    EVs: 184 HP / 252 SpA / 72 Spe
    Modest Nature
    IVs: 0 Atk
    - Rapid Spin
    - Scald
    - Dark Pulse
    - Dragon Pulse

    Orquidea (Shaymin) @ Life Orb
    Ability: Natural Cure
    EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
    Timid Nature
    IVs: 0 Atk
    - Seed Flare
    - Earth Power
    - Air Slash
    - Synthesis

    Internet Explorer (Porygon2) @ Eviolite
    Ability: Trace
    EVs: 252 HP / 120 Def / 136 SpD
    Calm Nature
    IVs: 0 Atk
    - Recover
    - Tri Attack
    - Ice Beam
    - Thunder Wave

    Sarah (Machamp) (F) @ Assault Vest
    Ability: No Guard
    Shiny: Yes
    EVs: 172 HP / 252 Atk / 84 Spe
    Adamant Nature
    IVs: 0 SpA
    - Dynamic Punch
    - Knock Off
    - Heavy Slam
    - Bullet Punch

    Shell (Shuckle) (M) @ Mental Herb
    Ability: Sturdy
    Shiny: Yes
    EVs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD
    Bold Nature
    IVs: 0 Atk
    - Sticky Web
    - Stealth Rock
    - Encore
    - Toxic

    Shell e Katara preparam o campo,Sticky Web para reduzir a speed e Stealth Rock para sujar o campo,Katara é uma Rapid Spinner,porem como eu queria poder ofensivo e tinha espaço para uma Mega ,Orquidea é a matadora de pokemons tipo água,Sarah anti-Hydreigon e o Internet Explorer é um pokemon para defesa,e também meu pokemon mais sortudo já que ele da Frozen ,Paralyze ,Burn mesmo com uma chande minima (Mais para compensar sempre vem aquele Scald com 100% de Burn)

    Outro Pokemon que combina com o Agnarr é a Florges,mata Pokemon Dragão e tem o Aromatherapy para caso ele pegue algum Status negativo

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    Respostas
    1. http://replay.pokemonshowdown.com/ou-434402348

      Bem, testei a equipe. :v
      Só de ler o comentário percebi que você não é novato. A equipe é ótima, e só perdi o Agnarr pq eu não esperava ser atacado primeiro >_>
      A equipe está excelente, vou usá-la mais algumas vezes! Talvez eu faça um post sobre ela. :3
      Valeu pela participação no tutorial, maninho \o\
      O que acha de enfrentar os Kahunas da Aliança em breve ? ( ͡° ͜ʖ ͡°) (Opa, spoilers de projetos futuros -q)

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    2. Problema do Agnarr(Darmanitan ), ele é muito papel,acho que se tivesse uma Mega dele ,talvez ele tirasse o posto do Mega Charizard X ,mesmo ele sendo o herói da equipe,os outros brilham muito (O Shell que parece ser o mais inutil,mais se você enfrentar essa equipe sem um Spinner ou Defogger ,é quase GG )

      Kahunas ? Projetos futuros ? Parece que a Rocket League está retornando

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