Posted by : Menino Rez 3 de set de 2016


Competitivo Pokémon
Aula 2: Os termos mais comuns!

                Algo que barra muitas pessoas para entrar no competitivo são os termos, mas acredite: tudo é mais fácil do que parece! Vamos começar explicando os mais importantes:

STAB – Você alguma vez já se perguntou o motivo daquele seu Pokémon ter movimentos de outro tipo ? A verdade é que essas coisas existem para o seu monstrinho ser mais versátil. Vamos usar como exemplo um Blastoise com os seguintes movimentos:

-Hydro Pump
-Aura Sphere
-Earthquake
-Dragon Pulse

Ele possui um movimento de cada tipo, certo ? Isso o torna muito mais versátil, claro. Mas não quer dizer que isso dispensa um tipo lutador, ground ou dragão na sua equipe. É aí que entra o STAB – Same Type Attack Bonus –Seu Pokémon só recebe um bônus no dano do Hydro Pump! Golpes do mesmo tipo do seu Pokémon terão 1.5x mais dano do que os golpes normais, por isso é muito importante saber usar o STAB na batalha. Às vezes você pode se deparar com um Pokémon que receba dano super efetivo do Aura Sphere, mas seja melhor usar o Hydro Pump graças ao STAB.

Predict –É uma jogada muito popular e que deve estar presente em todas as partidas. Saber executar um predict é a chave da vitória de quase todas as batalhas Pokémon. Como o nome sugere, você deve prever a jogada do seu adversário e fazer uma jogada melhor ainda! Por exemplo: O nosso Blastoise está na frente de um Ampharos! É bem óbvio que vamos receber um golpe do tipo elétrico, não é mesmo ? Sabendo disso, o adversário tem diversas opções baseadas na sua equipe. Se você tiver um ground type, sua melhor jogada é usá-lo para não receber dano do Ampharos. Se seu adversário prever isso, ele pode usar um movimento que machuque o seu ground type, ou simplesmente trocar para alguém que o derrote. Quanto mais alto o nível dos jogadores na partida, mais alto é o nível do preditct. As batalhas se tornam cada vez mais pensadas, e suas jogadas mais avançadas!

Hazards –São movimentos específicos que servem para sujar o campo inimigo. Com isso os Pokémons adversários podem receber dano ou até mesmo ficarem mais lentos. Tudo depende do Hazard que você for usar.

Smogon – A ‘’universidade’’ Pokémon. Ela foi formada por um grupo de amigos que criaram regras para melhorar as partidas. Ela é responsável por equilibrar o Metagame, ou seja, ela quem define os padrões atuais do jogo. Também é ela quem organiza as famosas tiers! Falando nelas...

Tier – Não passam de rankings! O Metagame vive mudando. Conforme novas estratégias vão surgindo, o uso de alguns Pokémon também muda! A Smogon classifica as tiers por uso, ou seja, se um Pokémon é muito popular entre as equipes, significa que ele tem um potencial maior. Vários fatores determinam a tier de um Pokémon. Ele pode ser muito versátil, muito fácil de usar, difícil, forte, fraco e etc. Força e fraqueza quase nunca são levados em consideração, afinal, uma batalha Pokémon é de 6x6 e tudo depende da sua equipe.

Uber – A Uberlândia é a terra dos deuses. Os moradores mais comuns dessa tier são os lendários. Um Pokémon Uber quer dizer um Pokémon banido de todas as outras tiers. Alguns Pokémons comuns conseguiram seu lugar nessa tier também, como o Blaziken, Greninja e Aegislash.  No geral, qualquer Pokémon com status absurdos pertence aos Ubers por desequilibrar qualquer time. Qualquer Pokémon pode jogar nessa tier, mas os Ubers não podem jogar nas tiers menores.

OU – Significa OverUsed. São os Pokémons mais usados no Metagame. Aqui você pode encontrar Chansey, mostrando que não precisa ser totalmente evoluído para jogar com gente grande. Mew e Manaphy também fazem parte dessa tier, pois não são capazes de desequilibrar nenhuma equipe. Pode-se considerar que os Pokémon ‘’modinha’’ compõem essa tier.

UU – São os UnderUsed. Os pokémons pouco usados estão aqui! Você poderá encontrar Pokémons que podem ser extremamente poderosos, mas não possuem uma versatilidade tão grande, tornando-os previsíveis. Lembre-se que previsibilidade não é sinônimo de fraqueza. É muito comum ter um Pokémon UU em equipes OU! Qualquer membro da OverUsed ou Uber é banido nesse reino.

BL – Significa BorderLine. São excelentes Pokémons que encaixam em qualquer equipe. Um BorderLine não é utilizado o bastante para ser OU, mas pode desequilibrar a tier UU. Tecnicamente, estão banidos da UU mas não atendem os pré-requisitos para entrar na OU.

RU – Os monstrinhos de bolso raramente usados. Fica evidente o motivo de não serem tão utilizados. Alguns não possuem versatilidade nenhuma, outros possuem status baixos demais para se comparar com os bravos guerreiros da OU. É uma tier divertida de se jogar!

NU – Os Pokémons nunca usados. Além de baixos status, podem ter sido trocados por novos Pokémon. Por exemplo, o Charizard. Ele é Fire/Flying, certo ? No Metagame atual temos o Talonflame no OU. Eles compartilham da mesma tipagem, mas o Talonflame possui uma habilidade que o torna mais vantajoso que o Charizard. Por isso ele acabou caindo no esquecimento.

LC – Uma tier para jogarmos com as crianças! Somente a primeira linha evolutiva dos Pokémons podem ser utilizadas aqui. Abra, Gastly e Mienfoo são considerados reis nessa tier!

            Sabendo disso, vocês estão preparados para a próxima aula! Chegou a hora de desconstruir um time in-game para que uma equipe competitiva nasça!  

{ 8 comentários... read them below or Comment }

  1. Uma pergunta professor Doris!
    A Smogon cria regras para o competitivo... Mas é obrigatório seguir essas regras? Tudo bem que eles equilibram o Metagame com isso, e muitos jogadores seguem essas regras, mas eu acho algumas delas um pouco... Estúpidas...

    ResponderExcluir
  2. De forma alguma!
    A Smogon reina bastante no Showdown, e claro que muitos torneios seguem as regras dela, mas ela não é absoluta. Muitas pessoas criam torneios com suas próprias regras!
    Inclusive, pretendo começar uma Liga Pokémon na Aliança, e as regras serão diferenciadas!
    Espero que tenha entendido tudo sobre as tiers! XD
    Fico feliz em tirar qualquer dúvida. :3

    ResponderExcluir
  3. Eu odeio o competitivo. É um lugar escuro, frio e perigoso.
    Passava horas tentando montar o time perfeito, com as melhores estratégias, na hora da batalha tentava adivinhar cada movimento de meu oponente e acabava que eu nunca me divertia realmente (Exceto quando ganhava e esbanjava na cara de um gringo nervoso -q)
    Tenho relação de amor e ódio com a Smogon, as regras dela me ajudaram nos jogos a vencer mais fácil, mas ainda sim, as trevas do competitivo ainda habitam meu coração...Nunca mais olhei para o Pikachu da mesma forma depois de jogar no Showdown :(
    Tá, ignorando as últimas linhas acima e meu trauma com o Pikachu, Doritos acho muito legal você fazer tutorial sobre o competitivo, muita gente não entende nada disso, eu mesmo ficava super "what?" quando alguém falava sobre isso.
    Enfim, até a proxima :3

    ResponderExcluir
  4. Uma pergunta Professor Doris ?

    Se eu me lembro,tinha a tier PU ,você não incluiu por eles serem in... importantes demais ou por eles serem outro tipo de Meta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tier PU não é competitiva, é só uma classificação pra ''Poorly used''
      Eles ficam abaixo do NU.
      Também existe outra classificação, a NFE (Not Fully Evolved), mas não significa que é uma tier, entendeu ? XD

      Excluir
  5. STAB... Eu já tinha notado isso mas não sabia que era normal do competitivo, pensava que era por causa das estatísticas do Pokémon em si.


    Mas não existe Itens que aumentam a força do ataque que não combina com o tipo original do Pokémon? Ou esses Itens só funcionam se o tipo do Pokémon for compatível com o item?

    Por exemplo, Dragões dava muito jeito terem um ataque do tipo Steel (Por causa dos Ice e de Fadas), dai podiam ter equipados o Item Metal Coat que aumenta cerca de 20% o efeito de ataques Steel. Mas se o Pokémon dragão em si não for do tipo Steel, o item funciona ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem diversos itens que podem aumentar o poder de um Pokémon! O Metal Coat dá sim um bônus para qualquer Pokémon. Em breve farei um post sobre os itens mais comuns para terem uma noção melhor. Às vezes o Metal Coat (Seguindo o exemplo) pode ser muito útil, mas não o melhor item para um determinado Pokémon.

      Excluir

- Copyright © 2016 - 2018 Aventuras em Alola - Escrito por Doritos-men (Matheus) - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -